seo e gestão de tráfego

SEO e Tráfego Pago • 2022

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O que é SEO ?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital.

Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google? Lá estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam.

Então, uma boa estratégia de SEO permite que você se posicione de forma orgânica seu site, blog ou loja virtual, se tornando mais conhecido, ganhando autoridade no mercado, recebendo mais visitantes e aumentando as chances de conversões.

Outro ponto positivo em tudo isso é que não exige investimento em anúncios para você ficar na primeira página, apenas com as otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.

A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores — especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo.

Os usuários querem responder as dúvidas mais diversas no seu dia a dia, desde restaurantes mais bem avaliado para a próxima viagem ou almoço em família, ou até a explicação de uma fórmula matemática.

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os usuários confiam nesse julgamento do buscador:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
  • Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Então, cada pesquisa representa uma oportunidade para a sua marca oferecer a melhor resposta para o que os usuários buscam.

Assim, você tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e ter mais resultados com a sua presença online.

Mas, para isso, você precisa provar ao Google que tem a melhor resposta e merece aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

E isso significa não apenas ter o melhor conteúdo, mas também oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google.

É nisso tudo que mira uma estratégia de SEO.

SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

SEO, por sua vez, são apenas estratégias orgânicas, que não envolvem compra de mídia. Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) costumam ser resultados do SEO.

O que é gestão de tráfego?

No meio digital, o tráfego corresponde ao fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas de uma empresa. Esses usuários podem ser atraídos organicamente — ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio (tráfego orgânico) — ou por estratégias de tráfego pago, em que as companhias realizam investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade no meio digital.

Nesse sentido, a gestão de tráfego pago se refere à adoção de estratégias para atrair um número cada vez maior de pessoas para determinado endereço virtual. Como a maior visibilidade das páginas contribui para o aumento da taxa de conversão, muitas empresas têm investido nessas ações para alcançar melhores resultados.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que ocorre de maneira natural, ou seja, o cliente chega nas páginas da empresa a partir de pesquisas em buscadores como o Google. Porém, para que o negócio apareça nas melhores posições da busca e, assim, tenha maiores chances de conversão, é importante investir em marketing de conteúdo.

Tráfego pago

Para quem quer ter resultados mais imediatos, outra forma de conseguir maior visibilidade para a página virtual é por meio do tráfego pago. Porém, é necessário um budget elevado para utilizar essa estratégia.

Existem dois tipos de tráfego pago:

  • rede de pesquisa: ocorre quando a página patrocinada aparece nas primeiras posições da busca, antes mesmo dos resultados orgânicos. Esse tipo de tráfego aparece com a tag “anúncio”, antes do link;
  • rede de display: ocorre quando a empresa compra um espaço em sites que têm parceria com o Google. Assim, o seu anúncio pode aparecer em diversas páginas.

Tráfego de email marketing

Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas clicam nos links recebidos no seu email. Em geral, é um dos mais difíceis de conseguir levar os usuários até as páginas da empresa, pois exige que eles tenham certo grau de conhecimento sobre o negócio. Porém, nos casos em que os leads forneceram os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores.

Tráfego direto

O tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site de alguma forma e digita o nome da página no buscador. Isso ocorre quando ele já sabe o que quer e não precisa de nenhuma intermediação para chegar até aquele endereço digital.

Tráfego social

O tráfego social é aquele em que o usuário chega até a página da empresa por meio de links disponibilizados nas redes sociais. Como as pessoas passam grande parte do dia nesses canais, é importante que os negócios também estejam presentes nas diversas plataformas. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego para o site ou blog aumentam bastante.

Tráfego de referência

Sabe quando um amigo indica um produto e você decide comprá-lo por confiar na indicação? Pois é! O tráfego de referência acontece mais ou menos da mesma forma.

Ele ocorre, por exemplo, quando o usuário está lendo um conteúdo em uma página superconfiável e, no final, é indicado um link para algum site. Nesses casos, se o usuário não tem o interesse de fazer nenhuma compra, ele pelo menos tem a curiosidade de clicar no botão, o que contribui para o aumento do tráfego para esse endereço.

Benefícios

Benefícios de fazer uma boa gestão de tráfego!

  • Aumento do ROI

  • Criação de uma audiência qualificada

  • Melhoria na reputação da marca

SEO e Tráfego Pago • 2022

Como escolher o melhor canal de tráfego?

Atualmente, existem vários canais que podem ser utilizados pelas empresas para aumentar o tráfego, como: Google Ads; Facebook Ads; Instagram Ads; influenciadores digitais; email marketing; pesquisas orgânicas no Google, entre outros. Por isso, é importante saber como escolher os melhores canais que devem ser utilizados para gerar maior tráfego para a empresa. A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha. Acompanhe!

Como fazer uma boa gestão de tráfego?

Parece uma tarefa simples mas não é, conhecer seu público não vai trazer os resultados que você busca, o ideal mesmo é contratar uma assessoria de marketing digital que irá fazer uma leitura das suas necessidades e junto com o seu conhecimento do público ser assertivo. A STAGE COMPANY tem uma equipe qualificada em SEO, Gestão de Tráfego, Social Media entre outros!